A Nova Geração (Next Gen)

A nova geração dos videogames traz consigo algo sem precedentes na história da indústria de jogos: investimentos milionários em produção e distribuição de jogos e consoles baseados em alta tecnologia, e uma preocupação crescente com usuários que querem algo além da perspectiva de desenvolvimento de jogos comum, que tem como objetivo a diversão pura e simples. Hoje games são alvos de uma produção audiovisual que assume proporções dignas de obras de arte. Esta nova geração marca presença ao redor do mundo com diversas opções que variam desde as mais casuais e orientadas a família, até alternativas direcionadas a jogadores hardcore.

Conheça as plataformas que carregam este legado.

Playstation 3

Descendente do console mais vendido do mundo (Playstation 2) e do console que revolucionou o mundo dos games, tirando a toda-poderosa Nintendo do topo na sua época (Playstation), o Playstation 3 tem o hardware mais poderoso da nova geração e é apontado como a console do futuro, já que ainda há muito a se explorar na plataforma. Dotado com o poderoso processador Cell, utiliza discos Blu-ray como meio de armazenamento primário. Ou seja, além de um console, é também um Blu-Ray player. Em 2006, respondendo ao sucesso da rede Xbox Live da Microsoft, a Sony anunciou um serviço online unificado e gratuito para o PlayStation 3 : a PSN (PlayStation Network). Outro ponto forte são seus exclusivos: jogos como God Of War IIIGran Turismo V, Killzone 2, Metal Gear Solid 4, Uncharted 2, LittleBigPlanet, The Last Guardian e Resistance 2. O PS3 é único que, na nova geração, ainda não foi afetado pela pirataria, pois até agora sua proteção não foi quebrada. Não deixe de conferir esta lista de jogos já lançados para o console.

Xbox 360

É o segundo console produzido pela Microsoft, sendo o sucessor do Xbox. Possui um ótimo, senão o melhor, serviço online para seus usuários: a rede Xbox Live. O  Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional, que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3, mas não é capaz de gravar. Com isso, o console reproduz filmes, música e fotos. Através de uma ligação em rede com computadores XP ou Vista, USB ou WiFi (rede sem fios), o console pode servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou leitor de MP3. O ponto mais forte do console sem dúvidas é seu extenso e variado catálogo de jogos, além de exclusivos do porte de Halo 3. Confira também o Project Natal, dispositivo promissor da Microsoft que promete revirar o mundo dos games.

Nintendo Wii

Campeão de vendas da nova geração, o Wii destacou-se entre seus concorrentes por utilizar um joystick inovador, o Wii Remote, primeiro a utilizar um sistema de captura de movimentos na nova geração. O console também é conhecido por trazer à tona a questão “Diversão e Jogabilidade” sobre seus concorrentes, direcionando seu foco para players que prezam a diversão como fator principal de um jogo, ao invés de gráficos e mais gráficos. Um dos lemas do Wii é ser o console “Para toda a família”. Em dezembro de 2006, Satoru Iwata , CEO da Nintendo, falou sobre um dos objetivos da empresa com o console: “Nós não estamos pensando em como lutar contra a  Sony, mas sobre como quantas pessoas nós podemos cativar para jogar games.”. Não deixe de conferir a lista de jogos do Wii.

PC

A plataforma já recebeu e recebe muitos games famosos nos consoles, como Gears of  War, Mass Effect, BioShock e Call Of Duty 4, além de possuir exclusivos do naipe de Crysis, Age Of Empires IIIWarhammer 40.000: Dawn Of War II, The Sims 3 e Half Life II. Conta ainda com um ponto fortíssimo: o fator multiplayer insuperável diante os consoles. Possui uma vasta gama de players, e ainda por cima tem uma ótima vantagem : ser multi-tarefa. O poder gráfico do desktop também é maior do que qualquer console, mas o usuário deve possuir um hardware robusto para tanto.  Para se ter uma idéia de seu potencial como plataforma de games, a Ubisoft declarou que desenvolver jogos para consoles está cada vez mais caro, e sabendo que, diferente dos consoles (onde há um pagamento de royalities para que o jogo seja desenvolvido), nos PC’s as desenvolvedoras podem fazer games sem custos diretos com a plataforma.

Problemas

Nem tudo é um mar de rosas.

Playstation 3: as desenvolvedoras reclamam das dificuldades de programar na plataforma e do custo alto para desenvolver jogos na mesma, além do preço pouco atrativo do console. A Activision, uma das maiores desenvolvedoras de games do mundo, por exemplo, ameaçou a Sony dizendo que poderia parar de desenvolver jogos para seus consoles já em 2010 se a mesma não baixasse o preço do PS3, atraíndo assim novos gamers.

Xbox 360: as famigeradas 3rl’s (indicação luminosa de falha de hardware) ainda assutam os players da plataforma da Microsoft, que  tem medo de comprar um console que pode morrer do dia pra noite. Apesar disso, melhorias no hardware do 360 com o lançamento da placa Jasper fizeram as estatísticas de consoles mortos caírem. Veja aqui outros problemas com o 360.

Nintendo Wii: diculdade de leitura de jogos em dupla camada nos discos óticos do Wii devido a lente dos lasers, problemas na primeira atualização de software lançada para o console e falta de sincronização do Wii Remote com alguns jogos são algumas das falhas que já ocorreram com o vídeo game da Nintendo. A empresa também enfrentou problemas judicias com várias corporações: veja aqui. Fora estes problemas técnicos que já foram resolvidos, possui o hardware mais fraco dentre os consoles e, comparado com seus concorrentes, a sua lista de jogos é menor, sendo que seu forte são games da própria Nintendo, o que faz com que o Wii perca espaço entre os gamers.

PC: as desenvolvedoras ganham mais vendendo jogos para consoles e a pirataria é uma pedra no sapato das empresas. Outra: as atualizações no mundo da tecnologia são constantes, o que faz com que em pouco tempo o hardware de um PC venha a se tornar obsoleto, diferente dos consoles, que tem um prazo de vida maior.

0 Responses to “Games”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter: follow me!

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Arquivo

Categorias

Mais clicados

  • Nenhum
junho 2017
S T Q Q S S D
« set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

%d blogueiros gostam disto: