Os computadores do futuro

Pensar em computadores e pensar no futuro é imaginar quais as inovações que vão nos ser apresentadas do nosso tempo em diante, em um mundo que parece ter atingido o mais alto patamar na criatividade aplicada às suas tecnologias.  Só parece. Aqui estão 15 dos melhores designs de computadores conceito apresentados recentemente. Totalmente criativos, totalmente inovadores.

MacBook Touch

future_comps_2

O MacBook Touch é impressionante: um display transparente, multi-toque que age como uma superfície controlável dos dois lados! Hoje nós temos que abrir nossos laptops/notebooks/netbooks se quisermos ligá-los. Amanhã, talvez não…

VAIO Zoom

future_comps_3

Este notebook conceito imaginado por Eno Setiawan leva as coisas a um passo mais adiante: você mal pode ver a tela pela frente – pelo menos quando está desligado. O segredo está em uma tecnologia holográfica utilizada pela Sony. Mais um adeus aos mouses…

Toshiba’s Desktop

future_comps_4a

Lord Vader, seu servidor está preparado! Este desktop media server parecido com a Estrela da Morte cristaliza a visão da Toshiba de como os dispositivos irão interagir em um futuro multimídia.

SheevaPlug

future_comps_1

O pequeno SheevaPlug parece mais um plug elétrico que um computador e, Segundo a Marvell, companhia que pretende lançá-lo no futuro, é designado para fornecer “alta-performance, sempre ligado, sempre conectado, e com a computação a favor do meio ambiente.” O dispositivo de armazenamento será conectado ao SheevaPlug através de uma porta USB 2.0 , e tudo será controlado por uma CPU 1.2GHz ARM.

O Project – Dell Concept

future_comps_5

Os usuários requerem muito de seus computadores, mas eles pensam em sustentabilidade? A Dell acha que sim, e eles pensam no O Project PC para provar isto. O desgin orgânico criado por Luis Luna integra uma planta (!), em um pod, conectada ao PC, para absorver CO2 durante o dia (fotossíntese).  Quando a bateria do PC acaba, um case com polímeros a base de féculas de milho e bambu recicla a energia. Ou pode até servir na decoração da sua casa…

KOOB+

future_comps_6

Fino, compacto, luminoso, modular: tudo isto pode ser aplicado ao computador conceito  KOOB+, de  Artem Sazonov. Sazonov teve a ideia de modularização ao máximo – um ou mais  componentes do KOOB+ podem ser levados a qualquer lugar e plugados nas mais diferentes máquians. Se você gosta das funcionalidades do plug & play, vai amar o KOOB+.

Less Is More

future_comps_8

O conceito minimalista do HP LiM foi imaginado por Jeffrey S. Engelhardt, um cara que acredita que os desktops tem futuro em um mundo que cada vez mais preza a mobilidade, orientado à  web. Jeffrey se uniu a HP para tentar emplacar futuramente o “Less is More”.  O LIM possuirá uma CPU stand-alone , sendo que a HP oferecerá alguns periféricos legais, como uma tela OLED de 19″ transparente e touchscreen , um teclado sem-fio e um trackpad virtual que irá substituir o mouse.

iMac

future_comps_7

Nuno Teixeira realmente entende de computadores, fazendo dele uma escolha natural para projetar o iView iMac. O intrigante iView tem essa forma para proporcionar uma melhor orientação visual relacionada a curvatura natural do olho humano – a segunda tela localizada atrás do mesmo tem com finalidade ajudar estudantes e designers em seus trabalhos. Na idéia do designer, o iView será touchscreen e contará com um projetor LCD integrado.

O mistério da Microsoft

future_comps_9

Não há muitas informações sobre a computador aí de cima mas supostamente seria um projeto que a Microsoft estaria desenvolvendo. Levando em conta que há muitas telas curvadas por aí, entre elas a da Alienware abaixo, desenhada para trazer uma melhora na jogabilidade e proporcionar uma melhor experiência de jogo aos gamers (e que foi prometida para, no máximo, dois anos), veremos muitas delas à venda futuramente. Talvez o projeto da Microsoft seja relacionado a tal “melhora de experiência” quanto a usabilidade dos PC’s apresentadas pelas telas em curva…

future_comps_9b

Cario

future_comps_10

O Cario é um notebook conceito que permite aos usuários ajustá-lo na direção de seus carros (!) e foi projetado para pessoas que viajam muito de carro e para àqueles que não podem viver sem seus laptops. Ele permite ajustes no veículo como controle do clima e do sistema de som, uma vez conectado ao controle do carro (e mais milhares de outras funções as quais não caberiam aqui). Para uma direção segura, você poderá utilizá-lo como um HUD graças ao projetor integrado ao notebook. Já consigo imaginar a quantidade de acidentes que o pequeno notável poderá causar graças aos motorias que vão passar mais tempo nos seus Cario’s do que realmente dirigindo…

Thermaltake Level 10

future_comps_11a

Projetado por designers da  BMW Group Designworks USA, o computador conceito “Level 10” da Thermaltake tem como promessa levar aos gamers uma verdadeira experiência de jogo, trazendo a melhor refrigeração o possível com seus heatsinks verticais, garantindo ao usuário tranquilidade na hora de rodar os games no talo com a temperatura dos componentes de seu PC lá embaixo.

future_comps_11b1

Power Flower

future_comps_12

Um computador minimalista alimentado por uma pilha de combustível? Um dos cinco finalistas da competição mundial Design & ReGeneration, o Power Flower apresenta uma célula de combustível em miniatura escondida em cima de um reservatório de água, dando ao projeto um olhar esteticamente agradável. Com certeza não se assemelha com qualquer computador que já tenhamos visto antes.

O Novo Mac Mini?

future_comps_13

O MacMini é um conceito inovador de Sait Alanyali que traz ao Macbook um olhar ainda mais interessante: a tela é ampla o suficiente para ter uma grande precisão (terá funcionalidades touchscreen) e os desenhos exteriores lembram uma caixa, o fazendo parecer mais compacto e elegante. O MacMini será extremamente portátil e poderá ser facilmente transportado. Outra grande preocupação do designer é com as temperaturas do seu projeto, como visto na segunda imagem.

Kitchen Sync

future_comps_14a

future_comps_14b

Projeto de Noah Balmer e ganhador do prêmio da International Housewares Association de melhor design, o computador conceito Kitchen Sync combina as funções de um PC e  de um livro de culinária. As donas(os) de casa e conzinheiras(os)  realmente esperam que este aí fique logo em produção.

O promissor E-Ball

future_comps_15a

future_comps_15bEu vos apresento o E-Ball! Inspirado provavelmente no R2-D2, este computador conceito é impressionante e é uma aposta ousada do designer Apostol Tnokovski, que diz que a forma esférica foi escolhida porque, na sua opinião, é a melhor forma da natureza e chama a atenção de todo mundo!future_comps_15c

future_comps_15d


O teclado é projetado por um laser, assim como sua tela. Ah, o R2-D2 dos PC’s vem com um suporte para papel, caso não haja uma superfície disponível na hora onde a  tela possa ser projetada.

É, a tecnologia se move bem rápido.


future_comps_1(images via: Marvell, Yersys and Techshout)

O pequeno SheevaPlug parece mais um plug elétrico que um computador e, Segundo a Marvell, companhia que pretende lançá-lo no futuro, é designado para fornecer “alta-performance, sempre ligado, sempre conectado, e com a computação a favor do meio ambiente.” O dispositivo de armazenamento será conectado ao SheevaPlug através de uma porta USB 2.0 , e tudo será controlado por uma CPU 1.2GHz ARM.

Anúncios

0 Responses to “Os computadores do futuro”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: